Bem vindos!

Aqui você encontra um pouquinho mais sobre a Pousada Quinta da Serra, um lugar mágico, repleto de charme, onde você pode descansar, namorar e curtir a natureza.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

A cerâmica e os fornos Noborigana

Há mais de 30 anos foi construído o primeiro forno Noborigama em Cunha por  artistas provenientes do Japão, Portugal e S. Paulo, que se instalaram no ex-matadouro da cidade. Atualmente, Cunha possuí a maior concentração de fornos Noborigama do continente Sul-Americano.

O Noborigama é oriundo de uma linhagem de fornos que vem da China, e que adquiriu no Japão seu maior refinamento. Sua construção é ascendente, em degraus normalmente apoiados num declive natural. Os fornos são edificados com tijolos refratários e usa-se barro para vedar as frestas. Uma sucessão de câmaras são interligadas em patamares, terminando na chaminé. A quantidade de Câmaras e suas dimensões permitem que sejam queimadas inúmeras peças numa mesma fornada, garantindo um controle localizado da temperatura e uma economia de combustível.

Destes fornos saem mensalmente cerâmicas utilitárias, esculturas e verdadeiras obras de arte. A diversidade é um dos atrativos do trabalho aqui desenvolvido, elevando a cidade a pólo singular de arte. Os ateliês são um espetáculo de cores, formatos e texturas que encantam a todos os visitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário