Bem vindos!

Aqui você encontra um pouquinho mais sobre a Pousada Quinta da Serra, um lugar mágico, repleto de charme, onde você pode descansar, namorar e curtir a natureza.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Um jardim passo a passo

Construir um jardim requer muito trabalho, organização, pesquisa e certamente a busca pelo romantismo e encantamento. 
Durante quase dois meses, trabalhamos arduamente no nosso "Il Giardino delle Farfalle", para que nossos hóspedes pudessem desfrutar de mais este cantinho maravilhoso na Pousada Quinta da Serra.
Acompanhe, neste resumo fotográfico, o passo a passo da construção deste encantador jardim ao estilo francês.

Passo 1: a escolha do local


Passo 2: o projeto


Passo 3: Formatar os canteiros. Como é um jardim francês, e por isto, baseado em formas geométricas, utilizamos  linha de nylon para demarcar canteiros e caminhos

Passo 4: Preparar os canteiros com adubo, esterco e calcário. É nesta fase que é feita a passagem dos dutos elétricos para iluminação e a instalação da fonte.

Passo 5: Plantio das mudas. No nosso caso foram cerca  de 120 caixas de mudas. Durante estes 2 meses o jardim teve que ser regado diariamente.

Passo 6: Construção dos pergolados que suportarão as trepadeiras.

Passo 7: Elaborando o contorno de tijolos. Ricardo, que nas horas vagas é proprietário, mas foi quem construiu o jardim, teve o cuidado de cavar  em torno dos canteiros para que os tijolos fossem assentados adequadamente. 

Passo 8:  Foi feito o piso com tijolo dos lugares que receberão mesas e bancos. Com a parte civil  concluída, as pedras foram distribuídas entre os canteiros. Compare com o passo 1: as fotos foram tiradas da mesma posição. Que diferença! Mas se compararmos com o projeto original, veremos que pouca coisa foi alterada.

Passo 9: Agora é só contemplar este jardim maravilhoso, cercado por esta vista de tirar o fôlego! E  obviamente, esperar que as "farfalle" (borboletas) se apoderem de seu "Giardino"

Passo 10: É claro que não podemos esquecer a manutenção. No inverno as regas devem ser diárias e as ervas daninhas devem ser retiradas manualmente, para que as flores possam mostrar toda a sua exuberância. Mas vale a pena todo o esforço!